Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Um pouco de História…

Hoje de manhã quando saí de casa não pude deixar de notar, como todas as manhãs, nas casas da vizinhança… são as típicas casas americanas, tal e qual imaginava, com alpêndres, camas de rede, mesas e claro está, uma bandeira americana pendurada. Não é muito difícil imaginar a América do século XIX ou de início do século X… ou quiça mesmo antes nos séculos XVI e XVII, no tempo do Lincoln. Não é muito difícil imaginar as senhoras com os vestidos compridos e as sombrinhas aos ombros no século XVIII… Não é difícil. O cenário é o mesmo. A tecnologia é que mudou…

Carros passam nas estradas enquanto que o barulho ensurdecedor das obras enche a calma. Pessoas de um lado para o outro, correm com os fones nos ouvidos, ou simplesmente esperam pelos autocarros. No entanto, os cenários são históricos.

Um passeio pelas redondezas da CMU fez-me entender algo que nunca havia entendido. Nós Europeus, temos história por todo o lado. Temos história desde os primórdios dos humanos até aos dias de hoje. Temos dolmens, fóruns e ruínas. Temos castelos e palácios, temos tudo. Podemos ver e conhecer tudo. Desde o século X (ou mesmo antes) ao século XXI! Os americanos não… os americanos não são nada mais que filhos, netos, bisnetos de Europeus desesperados que atravessaram o Atlântico em busca de um sonho. De uma vida melhor… muitos só encontraram mais pobreza e desespero que aquela que já levavam… outros acabaram por vencer e até tornar a vida mais agradável. No entanto, o que é certo é que a história dos Estados Unidos da América começa muitos séculos mais tarde que a da Europa no geral.

No entanto, nós, com tanta história acabamos por não lhe dar valor. Já vimos tantos castelos que ver mais um não nos interessa… já vimos tantas ruínas que mais uma não é novidade… No entanto, por aqui, há algo que me fascina… ao virar de cada esquina há um pedacinho de história… em cada parede, em cada árvore… no chão cronologias da história mundial… nas árvores, placas às mulheres e às mães daqueles que serviram o país… mais à frente, na relva, uma simples placa que diz que ali viveu alguém que criou qualquer coisa que foi importante…é isso que me tem fascinado… miúdos que não gostam de história existem em todo o lado… mas não são as pessoas… são os locais… cada pedaço de história é tão humilde e tão simples… cada placa tem um pedacinho de orgulho pelo país e pelo sítio em que estão colocados… e agora me apercebo que a história pode ser feita de coisas tão simples e no entanto tão interessantes… a Europa tem tanta coisa tão bela que nos perdemos na sua grandiosidade e nem nos apercebemos que a história pode ser constituída por coisas tão simples e pequenas que a tornam mais tão ou mais grandiosa que qualquer outra…

This is Pixsburg, Pensivania gowen aht... see yinz tomorrow!

Sem comentários:

Enviar um comentário