Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

Brincadeiras de Carnaval


Afinal o carnaval este ano começou mais cedo. E não foi com o discurso do rei. Foi com o discurso da ministra. Da educação.
Mesmo a propósito! Educação é daqueles temas que arranca gargalhadas a toda a gente. É de rir até às lágrimas...
Está bem. Já sabemos que o carnaval já começou há mais tempo, que o que  não falta são reis, rainhas, e ministros, todos a fazerem discursos anedóticos e carnavalescos. Parece que quem se tem divertido menos somos mesmos nós, cá em baixo, mas mesmo assim temos de concordar que ainda vamos dando umas gargalhadas com as coisas que eles dizem, tão a sério, que até parece que acreditam no que estão a dizer.

Então vejamos.
Primeira brincadeira de Carnaval: 6ª feira, 4 de Março, claro!

A oposição recusa em bloco a reestruturação curricular (!) do ensino básico, a saber, a eliminação das disciplinas de Área de Projecto e de Estudo Acompanhado, assim como do par pedagógico na disciplina de EVT.
A Sra Ministra não fica contente e faz a seguinte declaração:
“Esta reestruturação tem um impacto de 43 milhões em 2011. É uma reestruturação adequada, boa, melhora a qualidade de ensino, vem ao encontro de uma (?) necessidade dos alunos e, simultâneamente, vem ao encontro de uma necessidade do país porque tem um impacto orçamental...”
Claro que a Sra. Ministra estava a brincar! Uma reestruturação curricular que vem ao encontro de uma necessidade dos alunos é obra que não dá para acreditar.


Segunda brincadeira de Carnaval: 2ª feira, 7 de Março, claro! 

Sabemos que estava a brincar, porque a Sra. Ministra veio fazer novas declarações em que afirmava que “o Ministério fez um orçamento de contenção e é nesse quadro que estamos a trabalhar e não temos possibilidade de ir buscar aos contribuintes. Ao elaborarmos este orçamento tivemos em conta a disponibilidade e a eficiência dos recursos. Não temos onde ir buscar.” Buscar o quê? Ora essa... não sabe onde ir buscar os 43 milhões de euros que esperava poupar com a reorganização curricular do ensino básico!
Mas subitamente lembrada das razões anteriores acrescenta que “os pais e os professores sabem que há vantagens nesta reforma e por isso não podemos deixar que a controvérsia política vá impedir que aquilo que é bom se faça.” 

Claro que a Sra. Ministra estava a brincar, principalmente quando se referia aos pais e aos professores sabedores de todas as vantagens desta reforma. 
Nós sabemos que a Sra Ministra gosta imenso de brincar. Já não é a primeira vez que brinca connosco.
No fundo, no fundo, a Sra. Ministra é uma brincalhoteira!



6ª feira, 4 de Março 

2ª feira, 7 de Março

Sem comentários:

Enviar um comentário