Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Happy Birthday, Manhattan!


200th Birthday for the Map That Made New York


http://www.sempretops.com/cultura/fotos-de-manhattan/

Foi há duzentos anos, numa terça feira, 22 de Março de 1811, que os comissários das ruas da cidade de Nova York certificaram a matriz que viria a transformar Nova York na cidade dos ângulos.
A grelha rígida certificada pelos comissários promoveu um desenvolvimento sem paralelo ao estabelecer sete milhas de ruas com acesso regular e previsível. Os comissários concluíram nessa altura que Nova York "seria principalmente composta por habitações e que as casa de lados direitos e ângulos rectos são as mais baratas de construir e as mais confortáveis para viver".
Esta decisão viria a dar origem a uma geração de construtores que iria fazer subir o valor do terrenos em Manhattan de forma exponencial.


Afinal as cidades do Iluminismo eram isso mesmo: claras e simples, limpas e geométricas.
Quem quiser experimentá-las é dar um passeio pela baixa de Lisboa.


O New York Times tem na sua edição online um mapa interactivo que permite comparar a grelha proposta há 200 anos com a estrutura actual da cidade.
É só seguir o link...
Fonte: http://www.nytimes.com/2011/03/21/nyregion/21grid.html


Também o Wall Street Journal publica uma série extraordinariamente interessante de posters e mapas sobre o mesmo tema, alguns deles interactivos, e que vale apena consultar em
http://blogs.wsj.com/metropolis/2011/03/22/on-grids-birthday-beautiful-manhattan-maps/?mod=google_news_blog

Sem comentários:

Enviar um comentário