Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Outras viagens...


Alguém tem andado neste blog a abrir-me o apetite pela América (a dos States, claro...).
Tenho de dar a mão à palmatória que ver certas fotografias de Nova York e da rua tipicamente americana de Pittsburgh, com as suas casas de ar vitoriano e esquilos a saltitar nos relvados, me tem posto a saliva na boca e o coração a gemer.
Mas o facto é que, apesar de tudo, não é essa a América que eu gostava mais de experimentar. Convenhamos que gostava de a experimentar "toda", mas há algures uma América que me deixa fascinada e à qual eu sei que só muito dificilmente irei (para isso teria de ter uns tempos longos de férias e uma conta bancária bem recheada...). 

[Straight_story.jpg]
THe Straight Story (philip.greenspun.com)

Levei hoje para a minha aula do 12º um filme que já há uns tempos não via mas cujas imagens da América me ficam nos olhos mais que quaisquer outras : The Straight Story. A história do homem e do seu cortador de relva. E mais uma vez me encantei. Se calhar é da música ou da perspectiva, mas os horizontes largos dos milheirais, as pequenas cidades de ruas largas ladeadas de armazéns, as estradas a perder de vista (já sei!... são uma seca...) apelam mais aos meus olhos e aos meus sentidos. 



Ontario ou Iowa (2bp.blospot.com)
Talvez ali haja um pouco do "efeito Dinamarca" - a paisagem da Jutlândia não tem nada, é talvez a paisagem mais vazia que alguma vez vi. Mas o azul claro do céu, o dourado da terra acabada de ceifar, o silêncio, deram-me uma calma que nunca tinha sentido.


Para todos os efeitos babo-me. Com bandeiras e prédios vitorianos, com pedaços de história em cada esquina, com esquilos e arranha-céus a tapar o sol, tenho inveja de não poder aí estar.

Comecei este post ontem e já é hoje.

Então aqui fica o aviso.
Hoje é o dia da super-lua: de dezoito em dezoito anos a lua aproxima-se da Terra para nos oferecer um espectáculo de si própria, isto é, a lua com mais 14% (não, não significa catástrofes ou o fim do mundo...).
É não perder. Só daqui a dezoito anos haverá outro.

A partir das 19.30 num hemisfério perto de si. Entrada gratuita.

Para mais informações ver o video disponibilizado pela Nasa:

Sem comentários:

Enviar um comentário