Páginas

sábado, 12 de março de 2011

I Want To Wake Up, In The City That Never Sleeps...

Nova Iorque...

a cidade dos sonhos, dos filmes, dos arranha-céus... também é a cidade com mais Starbucks e McDonald's por metro quadrado... enfim... típica Nova Iorque.

Foi lá que passei o Carnaval.

Sendo eu daquelas pessoas que sempre disse que não me interessava ir a Nova Iorque, vim de lá com uma inveja brutal daqueles que lá vivem... pelo menos daqueles que são ricos o suficiente para ter uma vida simpática em Manhattan, que daqueles que moram no Bronx ou em Queens não tenho inveja nenhuma... enfim... de novo, típica Nova Iorque...

Foram uns dias bem passados... no primeiro dia, depois de oito horas de viagem por uma secante estrada, chegámos a Nova Iorque.

Interstate de Pittsburgh, PA para Nova Iorque, NY.
Depois de uma viagem de metro em que as pessoas que pedem cantam realmente bem e fazem com que a viagem atribulada por entre túneis e paragens deprimentes e enegrecidas pela poluição pareça mais alegre, saímos e encontrámos o hotel.
Decidimos fazer a Broadway até Times Square a pé. Com um pequeno pormenor... chovia torrencialmente... Mas fomos.
Quem disse que a Broadway era a rua das luzes e dos teatros enganou-nos muito bem. A Broadway é a rua das lojas de fruta e mercearias. Ah, e da célebre Apple Store... onde entrámos só para ficarmos deprimidos a ver coisas que não podíamos comprar...

Apple Store na Broadway
Bem, finalmente chegámos a Times Square com as calças ensopadas (benditas botas e bendito impermeável. :) ) e com uma vontade enorme de nos sentarmos. A Broadway é enorme e só fizemos para aí um terço dela... e andámos para aí quase duas horas (se não foi mais)! Enfim... tempo de beber um Mocca no Starbucks... Afinal estávamos em Nova Iorque! :)

A Times Square à noite é de tirar o fôlego... todas as luzes, todos os anúncios, todo o movimento... tal e qual os filmes... é simplesmente impossível descrever a sensação que se tem de estar no meio de todas as luzes...

Continuava a chover, pelo entrámos no Toys'R'us para secar um bocadinho. Era enorme... até tinha uma roda gigante no interior. Havia ainda uma secção dedicada aos chocolates Wonka, à LEGO, com os monumentos famosos de Nova Iorque lá construídos, e ainda uma secção dedicada ao Parque Jurássico, com um robot Tiranossaurus Rex à escala real. Enfim... absolutamente incrível.

A roda gigante dentro do Toys'R'Us
A Estátua da Liberdade - um dos vários monumentos feitos em LEGO

Bem, depois de sairmos, fomos claramente jantar aos McDonald's mais iluminados que alguma vez vi... e maiores... com três andares!
Assim foi o primeiro dia numa das cidades mais populadas da América e do mundo... depois de Times Square, comprámos bilhetes de metro e seguimos para o Hotel...

No segundo dia foi levantar cedo para ver o máximo possível... afinal era o único dia inteiro que lá iríamos ficar. Pelo que começámos o dia por ir de metro até Times Square (agora de dia) e depois seguimos a pé na Broadway do sítio de onde tínhamos acabado o percurso no dia anterior.
Passámos no Bank of America, um edifício perfeitamente espectacular. Aproveitámos claramente para tirar algumas fotografias do local:

Times Square à luz do dia...
Bank of America visto de baixo...
Seguimos então a Broadway... até ao Empire State Building... que claramente superou qualquer expectativa da sua altura... nunca vi nada tão alto...

Empire State Building - claramente difícil de fazer caber em qualquer fotografia...
De novo, depois de uma paragem para tirar algumas fotografias até ter um torci-colo (como é que isto se escreve? Isto é a sugestão do corrector do Chrome... não tenho culpa se estiver mal escrito...), continuámos pela Broadway, agora rumo a Madison Square...

... e ainda Greenwich Village...

... e depois de Greenwich Village, Ground Zero... o histórico lugar das Torres Gémeas destruídas no 11 de Septembro...

... não antes de tirar algumas fotografias a curiosidades tão fora da realidade americana...

Ground Zero
Memorial de todos os bombeiros que ajudaram no 11 de Setembro
... e ainda alguns insólitos que ainda nos perguntamos o que raio serão... :S

E agora, rumo a Wall Street!

A Wall Street e os seus arredores são uma mudança enorme na paisagem... de uma cidade moderna onde monstros de vidro e metal tocam os céus, recuamos uns séculos até Roma Antiga... colossais templos romanos estendem-se na rua. Construções de pedra branca cheias de escadas e colunas que gritam "nós somos o poder e vocês não nos conseguirão derrubar".

Embora quase consigamos imaginar as pessoas que andam nas ruas de fato, gravata e pasta preta na mão, vestidos com togas, há sempre os turistas comuns na época em que vivemos que não saem da frente das estátuas...

Bem, e depois de todo o passeio, hora de almoço e de ir para o porto, uma vez que tínhamos bilhetes para o Ferry para Liberty Island e para Elis Island.

Bem... por agora ficarei por aqui... continuarei a seguir com a segunda parte da viagem... :)

E como sempre...
This is Pixsburg, Pensivania gowen aht... see yinz tomorrow!