Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Europa para Totós (e a América para europeus)

Disclaimer: verifiquei nas estatísticas deste blog que 16,6 % (≈ 17%) dos pageviews são de IPs americanos. Das duas uma, ou eu já vi este blog 92 vezes desde que ele foi criado (o que francamente duvido, até porque acho que quando tenho o login feito não sou contada – e digamos, tenho sempre o login feito), ou há mais gente com IPs americanos a ler este blog. Assim sendo, digo desde já que o título deste post não têm como objectivo ofender ninguém, e, se por algum motivo o acharem ofensivo, digam-me que eu mudo-o de imediato.

A pedido de muitas famílias escrevo aqui várias situações nas quais estive presente e que, francamente, demonstram alguma ignorância da parte dos americanos face ao continente Europeu.
Os americanos têm um defeito que os Europeus também têm. Quer dizer, que, de uma forma geral todas as pessoas têm… Ou seja, vêm tudo à sua imagem. Especialmente se se tratarem de países desenvolvidos como os países europeus.

Penso que devido ao facto de a Europa ser uma reunião de países diferentes e que ajem de maneira diferente, faz com que qualquer europeu tenha a noção de que as coisas funcionam de forma diferente nos países vizinhos e no seu. Os Estados Unidos são uma colecção de estados que funcionam todos da mesma maneira, e ajem sob as mesmas leis. Assim sendo, penso que os americanos acham mais que qualquer país funciona como eles, do que qualquer europeu…

De qualquer forma, assisti a algumas situações em que as pessoas não sabiam realmente nada da realidade europeia…

Especialmente com a nossa nova colega de casa, que, por sinal é americana (de Vermont) e já viajou por quase a Europa toda. Estavamos todos a falar de salários quando percebemos que ela não fazia a mínima das ideias que, de uma forma geral, os Europeus ganham 14 meses por ano, em vez de os 12 meses que os americanos ganham. Mais, enquanto que na Europa, as férias são pagas, nos EUA se não se trabalhar nas férias, não se recebe.

Uma história engraçada que ouvi também foi o facto de haver empresas que desenvolvem sementes resistentes a pesticidas e os agricultores nas terras à volta das dessas empresas que utilizam sementes normais, estarem a ser processados, uma vez que as sementes normais estão a converter-se nas resistentes por causa dos pólens e da polinização natural… ou seja, para não serem processados e pagar multas às grandes empresas, os agricultores têmm de pagar as sementes que essas mesmas empresas vendem… enfim… na volta, na Europa também acontece o mesmo…

Numa vertente completamente diferente do mesmo assunto (neste momento, a América para Europeus), como provavelmente sabem, os Estados Unidos não usam o sistema internacional de medidas, mas sim um sistema próprio. Depois de ter comprado um caderno cá, reparei que a contra-capa deste se encontra cheio de tabelas de conversão. Pois bem, deixo aqui assim algumas tabela com as que achei mais engraçadas (peço desculpa, mas depois de a wikipedia ter traduzido peck por celemim, não tentarei traduzir as tabelas, uma vez que provavelmente não encontrarei as traduções correctas):

Table of Dry Measure (Tabela de Medidas Secas?)
2 pints 1 quart
8 quarts 1 peck
4 pecks 1 bushel
1 cord 128 cu. ft. (cubic feet?)

Table of Liquid Measure (Tabela de Medidas Líquidas?)
4 gills 1 pint
2 pints 1 quart
4 quarts 1 gallon
31 1/2 gallons 1 barrel
2 barrels 1 hogshead

Miscellaneous Measures (Medidas Diversas)
12 units 1 dozen
12 dozens 1 gross
12 gross(es?) 1 great gross
20 units 1 score
1 hand 4 inches
1 fathom 6 feet
1 knot 6076 feet
3 knots 1 league
1 bu. potatoes (bu = bucket?) 60 lbs (lbs = pounds)
1 barrel flour 196 lbs
1 cu. ft. of water 62.4 lbs
1 gallon of water 8.33 lbs

Table of Linear Measure (Tabela de Medidas Lineares)
12 inches 1 foot
3 feet 1 yard
16 1/2 ft. [5 1/2 yards] 1 rod
660 feet 1 furlong
320 rods [5280 ft.] 1 mile

Table of Cubic Measure (Tabela de Medidas Cúbicas)
1728 cubic inches 1 cubic foot
27 cubic feet 1 cubic yard
128 cubic feet 1 cord of wood
24 3/4 cubic feet 1 perch of stone

Note: A cord of wood is a pile 8 feet long, 4 feet wide, and 4 feet high. A perch of stone or brick in 16 1/2 feet long, 1 1/2 feet wide, and 1 foot high.

Table of Avoirdupois Weight
16 drams 1 ounce
16 ounces 1 pound
100 pounds 1 hundredweight
2000 pounds 1 ton
2240 pounds 1 long ton

Table of Troy Weight
24 grains 1 pennyweight
20 pennyweights 1 ounce
12 ounces 1 pound

Table of Surface Measure
114 square inches 1 square foot
9 square feet 1 square yard
30 1/4 square yards 1 square rod
160 square rods 1 acre
640 acres 1 square mile

Note: An acre measures 208.71 ft. on each side. A section of land is 1 square mile. A quarter section is 160 acres. A township is 36 square miles.

O meu comentário?

Estes americanos são loucos…

Sem comentários:

Enviar um comentário