Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Our beautiful, blue planet...

File:Gagarin cropped.jpg

















Облетев Землю в корабле-спутнике, я увидел, как прекрасна наша планета. Люди, будем хранить и приумножать эту красоту, а не разрушать её!
"Orbiting Earth in the spaceship, I saw how beautiful our planet is. People, let us preserve and increase this beauty, not destroy it!"


Yuri Gagarine


Era miúda quando o Gagarine subiu ao espaço. 
Foi sem dúvida o meu primeiro herói. Tinha tudo para o ser: era bonito, tinha um sorriso encantador, e era ASTRONAUTA! Aliás COSMONAUTA!
Aí estava uma coisa que eu queria ser.  Astronauta ou Cosmonauta, seria o mesmo...
A culpa foi do meu pai, o avô Ribeiro. Levava-me à noite para o terraço, num tempo em que os candeeiros ainda não obscureciam as estrelas e mostrava-me os enxames de luzes do céu. 
Eu tive sorte: tinha um terraço enorme onde podia brincar até ao anoitecer com os muitos amigos que viviam no mesmo prédio, numa cidade onde os vizinhos ainda se conheciam e tomavam conta de nós, tinha um pai que vivia fascinado pela técnica, sabia como funcionava um avião a jacto, o nome das estrelas, a dimensão do universo. Também sabia de cor todas as bandeiras e capitais, conhecia marinheiros russos e sonhava em andar de avião "Vais ver, quando fores crescida as pessoas vão andar só de avião, e tu vais poder ir daqui à América num instante!".
(Adivinho que tu, Joana, terias sido a sua heroína, a menina dos seus olhos azuis. Sei também que quando lhe contasses as tuas "aventuras na América" ele comentaria com um sorriso deliciado "Americanices!")

Quando o Gagarine subiu na sua nave, aquela coisa com um formato estranho que deu a volta à Terra "num instante", o meu pai exigiu silêncio absoluto para ouvir as notícias. Eu fiquei fascinada com o cosmonauta. 
Consegui, nem sei bem onde, um poster, que não era mais que uma página de revista, que o mostrava presumivelmente dentro da nave. Colei-a, um pouco à revelia, na parede do meu quarto, e passei a sonhar com viagens espaciais.

Faz hoje 50 anos. Passou muito tempo. Ou quase nenhum. 
O meu pai nunca chegou a andar de avião mas eu recebi dele essa herança que me faz sentir mais perto das estrelas sempre que embarco para qualquer lado. 
Nestes anos outros astronautas e outros tantos cosmonautas subiram ao espaço e contemplaram a Terra, disseram frases que ficaram para a História, mas ele foi o primeiro a afirmar "que belo é o nosso planeta" e, sobretudo a ver nele todas as tonalidades que o azul pode ter.

Esta noite foi a noite de Yuri. 
Para a celebrar, os tripulantes da Estação Espacial gravaram uma mensagem especial. 
Aí fica para quem quiser partilhar a aventura das estrelas.



Gagarin, image from Wikimedia Commons

Sem comentários:

Enviar um comentário