Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Afinal não somos os únicos...

Afinal não somos os únicos em crise.

Embora pensasse que a crise nos Estados Unidos já tinha passado há bastante tempo, foi ontem, quando perguntámos aos seguranças do Capitólio a que horas abriam as visitas hoje de manhã, que nos informaram que, devido à falta de dinheiro, se o governo não chegasse a um consenso até à meia-noite de ontem, todos os edifícios abertos ao público em Washington iriam fechar.

O clima era triste. Chovia e o céu estava cinzento. Centenas de Americanos corriam de monumento para monumento para tentar ver coisas que não tinham visto sob a ameaça de não saberem quando é que poderiam voltar a ver o interior dos belos e grandiosos edifícios que marcam a cidade de Washington.

Na Biblioteca do Congresso famílias apressavam-se à hora de fecho para dar uma rápida corrida ao primeiro andar e tirar as últimas fotografias, enquanto que miúdos pequenos tomavam mais atenção aos ninjas de peluche que haviam comprado há 15 minutos atrás no Museu Internacional de Espionagem. Funcionários olhavam para o relógio e preocupados perguntavam-se se no dia seguinte voltariam ao trabalho. O clima era de pressa. De medo de que os símbolos de uma Nação pudessem fechar com data incerta de abertura.

Foi com bastante alívio que me dirigi ao distribuidor do Washington Post e vi que nada tinha sido fechado. O próprio Obama se tinha deslocado ao Lincoln Memorial para anunciar que nada iria ser fechado.

O guia da tour das 11h10 do capitólio parecia bastante satisfeito por ter sido obrigado a levantar-se para o trabalho de manhã e, de uma forma geral, as pessoas estavam visivelmente satisfeitas e calmas depois do susto que haviam apanhado.

Era uma pena. Washington DC é uma cidade Monumental. É uma espécie de Paris Americana. É uma cidade de prédios baixos onde nada sobe acima da Liberdade. Literalmente. A cidade é encimada pela sempre vigilante estátua que representa a Liberdade, situada no topo da cúpula do Capitólio. Essa é a sensação, embora haja edifícios mais altos que o Capitólio.

Vale a pena visitar. Aconselho vivamente. É uma cidade calma.

Provavelmente, com mais tempo irei aqui pôr algumas fotografias e fazer um resumo da visita, mas por agora fico-me por aqui.

No entanto, fica a informação que, pelo menos por agora, Washington DC continua visitável ao público. Resta saber por quanto tempo mais. Sinceramente, espero que as coisas melhorem...

Sem comentários:

Enviar um comentário