Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Música a vapor?

Já não era sem tempo que alguém escrevesse um post neste blog, pelo que ao fim de bastante tempo, vamos a mais um post.

Sim, mais um post sobre coisas a vapor. Acho que com a quantidade dele neste blog, qualquer dia encontramos D. Sebastião no meio destas páginas. Se calhar é preciso escrever um post sobre a Batalha de Alcácer-Quibir para que ele apareça (Ha. Ha. Ha. Yep, foram duas tentativas de piada completamente falhadas, uma a seguir à outra...)

Enfim... adiante. Música a vapor? Não, não é música que vai fazer sair fumo das colunas (notem ainda outra tentativa falhada de algum humor parvo), mas sim, Steampunk! De novo! Desta vez em formato musical!

Começo a perceber que se pesquisar no Google por "Steampunk" seguido de uma palavra aleatória, existem sites sobre o tema. Hoje de manhã, na Calçada de Carriche, a palavra aleatória escolhida foi música. E aparentemente existem bastantes bandas que fazerm música Steampunk, aliás, deixo já aqui em baixo links para alguns sites que encontrei:


Depois de alguma pesquisa nos nomes que encontrei, e "separando o trigo do joio" (encontrei uma ou duas bandas de que não gostei muito, e só vi talvez umas cinco ou seis de todos on nomes que encontrei), houve algumas que me chamaram mais a atenção, e que ouvi mesmo várias vezes seguidas. Essas deixo aqui.

A primeira música que ouvi foi The Doctor's Wife (The Clockwork Quartet). The Clockwork Quartet não se refere exactamente a uma banda. São um projecto com várias componentes, com base em Londres, e que inclui uma banda desenhada. Tudo isto pode ser visto, lido e ouvido no site oficial.


Na realidade esta música fez-me lembrar outras duas de que gosto imenso. Por algum motivo a voz (masculina, obviamente) lembra-me a música In My Life (Les Misérables) e o coro lembra-me Amy in the Tardis (Doctor Who soundtrack). E claro, algumas das músicas dos Evanescence.

Ainda pelos mesmos autores/interpretes encontrei The Watchmaker's Apprentice, que ponho a seguir:


se bem que esta tem uma letra que eu considero bastante mais "macabra"...

Passando agora para outro grupo. A primeira música que me apareceu no Google foi End of Days (Abney Park) que, para não quebrar a tradição, fica aqui também:

https://youtu.be/COqImvwabV4



No entanto, fui ouvir um dos álbuns deles no Grooveshark e achei que tinham músicas mais interessantes que a que deixei acima. Demorei um bocado a perceber que álbums devia procurar, uma vez que os Abney Park eram uma banda gótica até se reenventarem e passarem a compôr música Steampunk. Deixo aqui uma playlist com algumas músicas.


Num registo ligeiramente diferente, achei piada aos Steam Powered Giraffe mas só consegui ouvir aquela que aqui deixo:


Recomendo ouvir as restantes músicas deles. Eu própria o vou fazer.

E pronto, por hoje é tudo! Espero que gostem!



Sem comentários:

Enviar um comentário