An example of simulated data modelled for the CSM particle detector on the Large Hadron Collider (LHC) at CERN. Source: http://cdsweb.cern.ch/record/628469 |
"The God Particle: If the Universe Is the Answer, What is the Question?"
Foi assim que Leon Lederman intitulou um livro de divulgação científica que publicou em 1993.
Parece que, ao que se diz, e baseado num comentário do próprio autor, a partícula não deveria chamar-se God Particle (a Partícula de Deus) mas sim Goddamn Particle (a Partícula dos Diabos ou o 'raisopartiça' da Partícula) porque ninguém conseguia dar com ela.
Claro que a designação séria deverá ser a de bosão de Higgs mas, sinceramente, não tinha tantas hipóteses de fornecer boas piadas.
Ora parece que finalmente a partícula deu mostras de possível existência.
Mas para conseguir uma possível resposta ainda muitas partículas vão ter correr a maratona dentro dos corredores subterrâneos do LHC, e parece que só lá para o final do ano é que talvez haja uma hipótese de sabermos qualquer coisa.
Final do ano? Será que os Maias tinham razão? Será que o resultado da maratona das partículas vai ser o tal buraco negro de que os alarmistas tanto falam e que nos engolirá a todos num final do mundo digno de filme? Começa a tornar-se muito suspeito, convenhamos. Só falta o CERN anunciar que os resultados serão conseguidos lá para 21 de dezembro...
A única coisa que me espanta é nenhum dos iluminados do costume ter vindo já a público fazer esta associação que acabo de referir. Ou o Dan Brown ter escrito outro livro.
Mas pesando bem a questão vejamos o seu lado positivo - por aqui entrámos já definitivamente num buraco negro, nem sequer vemos a luz ao fundo do Universo, e o fim do mundo parece ser o menor dos males... Para além do mais o humor típico de Lederman poderia fornecer-nos a expressão mais corrente nos últimos tempos: Goddamn Debt!
Sem comentários:
Enviar um comentário